Cacheados, lisos, com tintura ou não. Cada mulher tem um tipo de cabelo, mas existem problemas que são comuns a todas elas. Ponta duplas, fios quebradiços e frizz são reclamações constantes nos salões de beleza. Como fazer para acabar com estes inconvenientes?
Consultamos dois profissionais: um dermatologista e um hair stylist. O primeiro dá informações para um tratamento de longo prazo, que inclui até hábitos de vida. “O cabelo faz parte do corpo e deve ser tratado com tal”, diz o médico Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo. Já o hair stylist Markus Costa, do Hush Hush, dá dicas para tratamentos rápidos, que incluem cortes e pomadas.
Finalizadores são solução temporária / SXC
Hábitos indispensáveis
"Alimentação adequada, afastar o cigarro e boas horas de sono são essenciais para ter um cabelo saudável. Uma vez que você não fez isso, para recuperar o cabelo pode lançar mão de dois artifícios: os produtos tópicos, cosméticos, e a avaliação médica", explica Bedin. Ele esclarece que os cosméticos são temporários, e um médico pode, a partir de um exame de sangue, avaliar se os problemas do cabelo são de origem hormonal ou causados por falta de nutrientes.
Para ter uma cabeleira saudável, o médico enumera o que não se deve fazer: "regimes malucos; negligenciar sinais importantes de que há algo errado; e o excesso de procedimentos químicos".
Dicas do hair stylist
Ponta duplas “O melhor é fazer um bom corte. Mesmo quem está deixando crescer. Não precisa mexer tanto no comprimento”, diz Markus. Ele lembra que é possível fazer um corte com camadas e texturas, que ajudem sem prejudicar o crescimento.
Raiz oleosa A dica é usar um xampu para raiz oleosa e, nas pontas, um condicionador para cabelos normais. Ou então, um leave-in, sem excesso. Fios quebradiços O bom é usar um xampu de nutrição, segundo o profissional. “Outra solução é fazer uma hidratação semanal, que depois passa a ser de 15 em 15 dias ou mensal”, sugere.
Frizz Markus explica que o frizz (aquele aspecto de cabelo espetadinho) nada mais é do que fios que quebraram e estão em crescimento. E a solução é a mesma dos fios quebradiços. “Mas enquanto o problema não acaba, você pode usar finalizadores – temos excelentes produtos, como pomadas e leave-ins.“ Ele lembra que é uma solução de maquiagem e não um tratamento.
Queda de cabelo Existem remédios e loções mas, segundo o hair stylist, é preciso descobrir o porquê do problema. Ele recomenda um exame hormonal . “Estresse também faz o cabelo cair”, lembra. “E quem está tendo este problema deve prestar atenção nisso.”